O nascimento da arte barroca

        O termo barroco tem origem na palavra homônima portuguesa que significa "pérola imperfeita" e foi atribuído a este estilo no final do século XVII com um sentido pejorativo de sinalizar uma fase de decadência do Renascimento. Somente nos primórdios do século XX é que o barroco é devidamente reconhecido.
          O barroco surgiu na Itália a partir de experiências maneiristas de finais do século XVI e expandiu-se rapidamente para diversos países europeus e chegando posteriormente as colônias que os portugueses e espanhóis possuíam na América e Ásia.
           O barroco se caracterizava principalmente pelo exagero, movimento e dramatismo, diferente do estilo renascentista que era mais leve, simples e sereno. O barroco  conseguia atrair diversos fiéis para as igrejas católicas devido a sua arte espetacular e faustosa, daí ser visto também como uma arte da contra-reforma. De uma maneira subliminar conseguia atraír os cristãos católicos, levando-os a aceitar as diretrizes da igreja, visto que o uso de objetos ornamentais finos e luxuosos passou a ser bastante comum no interior dos templos barrocos.

                              





           

Um comentário:

  1. lailasoaresdoamaral@hotmail.com7 de agosto de 2013 16:32

    oiiiiii que legal ne gente????

    ResponderExcluir