As obras pictóricas barrocas tornaram-se instrumentos da Igreja, como
meio de propaganda e ação. Isto não significa uma pintura apenas de
santos e anjos, mas de um conjunto de elementos que definem a grandeza
de Deus e de suas criações. Os temas favoritos devem ser procurados na
Bíblia ou na mitologia greco-romana.
É a época do hedonismo de Rubens, com seus quadros alegóricos de
mulheres rechonchudas, lutando entre robustos guerreiros nus e
expressivas feras.
Também é a época dos sublimes retratos de Velázquez, do realismo de Murillo, do naturalismo de Caravaggio, da apoteose de Tiepolo, da dramaticidade de Rembrandt. Em suma, o barroco produziu grandes mestres que, embora trabalhando de acordo com fórmulas diferentes e buscando efeitos diferentes, tinham um ponto em comum: libertar-se da simetria e das composições geométricas, em favor da expressividade e do movimento.
Também é a época dos sublimes retratos de Velázquez, do realismo de Murillo, do naturalismo de Caravaggio, da apoteose de Tiepolo, da dramaticidade de Rembrandt. Em suma, o barroco produziu grandes mestres que, embora trabalhando de acordo com fórmulas diferentes e buscando efeitos diferentes, tinham um ponto em comum: libertar-se da simetria e das composições geométricas, em favor da expressividade e do movimento.
A coroação de Cristo, Van Dick, 1620
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