A escultura romana

       Apesar de os romanos terem sido bastante influenciados pelos gregos e grande admiradores deles, por temperamento eram bem diferente dos gregos. As esculturas romanas geralmente eram mais realistas e práticas e procuravam retratar principalmente as pessoas e não um ideal de beleza muitas vezes utópico.
        Os escultores romanos ao entrar em contato com os gregos sofreram forte influência de suas concepções helenísticas de arte, apesar de que os romanos não abriam mão de representar fielmente os traços característicos do indivíduo retratado. Percebemos isso ao observarmos a estátua do primeiro imperador romano, Augusto, esculpida por volta do ano 19 a.C. veja na figura abaixo:


                        


     As preocupações romanas com as representações mais realistas podem ser vistas não apenas nas esculturas de imperadores, mas também em relevos esculpidos em importantes monumentos que comemoram grandes conquistas do Império.
                       

                       
                                                       Detalhe da coluna de trajano



                                                          Coluna de Trajano em Roma


Um comentário:

  1. A Quinta Dell’Arte é especializada em decoração clássica. Trabalhamos com estátuas estilo greco-Romanas, esculturas, vasos, chafarizes e fontes. Tudo em mármores, bronze, ferro fundido, pó de mármore.
    Gilberto Paixão
    www.quintadellarte.com.br

    ResponderExcluir