Arquitetura românica

        Durante a Idade Média os mosteiros tornaram-se os centros culturais da Europa, onde a ciência, a arte e a literatura estavam centralizados.
        Os monges beneditinos foram os primeiros a propor em suas construções as formas originais do românico. Surge assim uma arquitetura abobadada, de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos. Os mosteiros eram na verdade unidades independentes e dessa forma estruturaram-se segundo necessidades particulares.

                        

          O motivo da arcada também se repete como elemento decorativo de janelas, portais e tímpanos. As colunas são finas e culminam em capitéis cúbicos lavrados com figuras de vegetais e animais. Nesse estilo destacam-se a abadia de Mont Saint-Michel, na França, e a catedral de Speyer, na Alemanha.






Fonte bibliográfica:http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=146

2 comentários:

  1. meu sonho é morar nessa casa!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de deixar aqui minha opinião e espero que leve em conta o que vou lhe falar !!
    Em relação ao conteúdo o site está ótimo, mas o design e a apresentação do mesmo deixa a desejar. É uma bagunça de cores e imagens rsrs!! Aposte em cores mais neutras como bege, ou colocar o fundo preto para destacar a parte branca ... espero que não leve a mal meu comentário, é apenas uma opinião de um estudante de informática .

    ResponderExcluir