O apogeu da arte egípcia

     O apogeu cultural  do Egito Antigo se deu no Novo Império, onde foram reiniciadas as grandes construções que haviam sido interrompidas devido a crises políticas constantes. Desse período podemos destacar os templos de Luxor e Carnac que foram dedicados ao deus Amon:











       Outro grande monumento funerário desse período é o imponente templo da rainha Hatshepsut que foi erguido no meio de uma montanha rochosa como se o mesmo fizesse parte da arquitetura original:









       

           Outra grande e emblemática construção é o túmulo do faraó Tutancâmon  onde duas portas secretas dão acesso à chamada "câmara do tesouro" e à sala sepucral. É possível observar nessa obra todo o luxo e esplendor da época, visto que foram utilizados ouro e diversos materiais nobres para a confecção das mesmas.

                                


  






 

           Outra importante edificação do período que merece ser destacada é o templo de Abu-Simbell construído na Baixa Núbia (século XII a.C) que foi dedicado à deusa Hator e possui as inscrições em hieroglifo em sua fachada principal.

          



            




            Para concluir e fixar de forma bem didática todo o conhecimento sobre a arte e cultura egípcia vejam abaixo dois vídeos produzidos pela TV Escola sobre o Antigo Egito:








Nenhum comentário:

Postar um comentário