A complexa definição de arte

           Vejamos o significado acadêmico encontrado na wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte) sobre arte: Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a pintura, a escrita, a música, a dança, a fotografia e assim por diante.





          Partindo dessa definição podemos ir muito além e observar que a arte transcede qualquer significado meramente didático e acadêmico e transmite todo o espirito inventivo, criativo e modificador do ser humano. É através da arte que nós seres humanos, individualmente ou coletivamente, deixamos nossas marcas na história universal e conseguimos transmitir um pouco de nossa aura e sentimentos. A arte nos permite deixar um pouco de nós em uma determinada obra e dessa maneira compartilhar o que temos de melhor em termos de estética ou de nossa visão de mundo.
         Podemos perceber que a arte está profundamente ligada ao modo de vida de determinada sociedade e portanto sua cultura. Não há como estudar arte sem ficarmos atentos a esses detalhes sócio-culturais. Assim essas representações artísticas vão se modificando de acordo com o contexto histórico e ganhando diferentes significados simbólicos.






       Veremos no posteriormente que a arte na pré história tinha um significado que não era muito ligado ao conceito que temos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário