A arte na pré-história

          A pré-história é um dos períodos mais intrigantes e fascinantes de nossa história. Devido ao fato de ter durado diversos milênios e termos pouco conhecimento sobre ela, os historiadores resolveram dividi-la em diferentes períodos. Como nesse época a escrita humana ainda não tinha sido inventada, o pouco que sabemos sobre a vida e sociedade de nossos primeiros ancestrais é fruto de pesquisas de antropólogos e historiadores. Baseado em vestígios encontrados em sítios arqueológicos localizados principalmente na Europa, Ásia, norte da África e no continente americano.




                        A ARTE NO PALEOLÍTICO: O NATURALISMO:

           O paleolítico é conhecido também como "Idade da pedra lascada", pois nessa época os homens produziam ferramentas e armas a partir de bordas cortantes de pedras "lascadas". As primeiras manisfestações artísticas desse período eram bem simples e consistiam em traços das próprias mãos feitos nas paredes, conhecido também como mãos em negativo, vejam na figura abaixo:




            Para produzir essas pinturas eles utilizavam um pó colorido obtido a partir da trituração de rochas de diferentes cores. Depois pegavam um canudo e com a mão fixada na parede da caverna contornavam a silhueta da mesma. Desse modo era criada uma das primeiras expressões artísticas humanas que se têm conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário