A arte na civilização egeia

          A civilização egeia se refere àquela situada na ilha de Creta ao sul da Grécia e sabe-se que já por volta do ano 2500 a.C já havia cidades nessa região com construções de pedra e tijolo. Essa sociedade antiga também é conhecida como minoica e tudo o que sabemos sobre ela é fruto de um detalhado estudo dos pesquisadores em suas manifestações artísticas e arquitetônicas.
           O estudo das ruínas do palácio de Cnossos revelou que essa construção data do segundo milênio antes de Cristo e percebe-se que sua planta arquitetônica era bastante evoluída. A pintura cretense apresenta menos rigidez e imobilidade do que a egípcia e era usada cores mais vivas e contrastantes.










   

          Em relação à escultura foram descobertas somente pequenas peças relativas a essa civilização e geralmente se referiam a imagens de "deusas serpentes" feitas de marfim e com detalhes em ouro. Os cretenses também eram mestres na ourivesaria e isso pode ser constatado nas peças bastante detalhadas e com grande domínio técnico como os copos encontrados em Vafió. É possivel ver representado nesses objetos em baixo relevo, figuras de touros e outros elementos da natureza.








               

Nenhum comentário:

Postar um comentário