Pular para o conteúdo principal

Arte pré-colombiana: um resgate de nosso passado cultural

          A arte pré-colombiana se manifesta de modo muito diverso em vários núcleos independentes entre si. As duas áreas culturais que atingiram um nível artístico mais elevado foram Mesoamérica (região que abarca desde o México central até Nicarágua) e os Andes Centrais (Peru e Bolívia).
         Na Mesoamérica floresceram uma série de culturas, de cronologia incerta, com alguns rasgos comuns, como a construção de templos no pico das grandes pirâmides. Depois da cultura olmeca, extendida por grande parte da região mesoamericana, se sucederam uma série de culturas locais, entre as que se destacam a de Teotihuacán , a zapoteca de Monte Albán, em Oaxaca; a totonaca de El Tajín, a Tolteca, com influência em todo o México Central; a mixteca, que durou até o século XV. Mais ao sul, a civilização Maia , assentada originalmente na zona de Petén (Guatemala), ergueu grandes conjuntos arquitetônicos, profusamente esculpidos, como os de Tikal, Uaxactún e Copán, e se extendeu no século XI a Yucatán (santuários de Chichen - Itzá e Mayapán).




                     


       Nos Andes centrais se desenvolvem, entre os séculos V e X, as culturas mochica e nasca , das que se conservam principalmente suas cerâmicas. Existem restos da cultura de Tiahuanaco (a Porta do Sol, no planalto de Bolívia). O império dos incas, já no século XV, destaca por suas grandiosas construções militares (Sacsahuamán, Pisak, Machupicchu) e por seus tecidos.






(ruínas do antigo império Inca situado nas cordilheiras andinas do Peru.)


        Os aspectos mais sobressalentes do desenvolvimento artístico pré-colombiano se encontram na arquitetura, na escultura , nas pinturas murais e as artes decorativas como a cerâmica e os tecidos







                                                                (Calendário asteca)






















Referências
http://www.ciberamerica.org
http://www.historianet.com.br
http://www.portaldarte.com.br/arteprecolombiana.htm#meso







Abaixo vejam slides que abordam importantes concepções sobre a arte pré-colombiana: ARTE PRÉ-COLOMBIANA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pintura românica

       A pintura Românica teve pequena expressão. Em alguns casos, as cúpulas das igrejas possuíam pinturas murais de desenho cujos temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.             Destaca-se o desenvolvimento das Iluminuras, arte que alia a ilustração e a ornamentação, muito utilizada em antigos manuscritos, ocupando normalmente as margens, como barras laterais, na forma de molduras. Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=146

A escultura do Renascimento

           Pode-se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento, no sentido humanista. Utilizando-se da perspectiva e da proporção geométrica, destacam-se as figuras humanas, que até então estavam relegadas a segundo plano, acopladas às paredes ou capitéis. No renascimento a escultura ganha independência e a obra, colocada acima de uma base, pode ser apreciada de todos os ângulos.            Dois elementos se destacam: a expressão corporal que garante o equilíbrio, revelando uma figura humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas; e as expressões das figuras, refletindo seus sentimentos. Mesmo contrariando a moral cristã da época, o nu volta a ser utilizado refletindo o naturalismo.             Encontramos várias obras retratando elementos mitológicos, como o Baco,...

As ordens dórica e jônica na arquitetura grega

            Os templos eram os edifícios que possuíam maior importância na arquitetura grega, diferentemente de outros povos que em geral utilizavam essas construções para reunir pessoas em seu interior para um culto religioso, os templos gregos tinham a finalidade de proteger do sol e da chuva as esculturas das divindidades cultuadas por eles.              O interior dos templos gregos eram divididos em diversas partes distintas: o pronau que respectivamente era subdividido em naos local onde ficava a imagem da divindade e o opistródomo que era uma câmara onde ficava o tesouro ou oferendas aos deuses. Esse núcleo era cercado pelo peristilo , uma colunata ou série de colunas. Essas colunas e o entablamento eram edificados comforme os modelos da ordem jônica ou dórica.             A o...