A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por
 diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de 
imponentes igrejas. Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo 
teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a 
base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os 
arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais 
pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica 
luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas
 Escrituras.
Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.
Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.
          A primeira das catedrais construídas em estilo gótico puro foi a de 
Saint-Denis, em Paris, e a partir desta, dezenas de construções com as 
mesmas características serão erguidas em toda a França. A construção de 
uma Catedral passou a representar a grandeza da cidade, onde os recursos
 eram obtidos das mais variadas formas, normalmente fruto das 
contribuições dos fiéis, tanto membros da burguesia com das camadas 
populares; normalmente as obras duravam algumas décadas, algumas mais de
 século.
Fonte:  http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163

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